quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Quais são os maiores erros na criação dos filhos?



"Há muitos erros na criação dos filhos, mas eu falarei apenas sobre o mais importante. Primeiro: a ideia de que seus filhos pertencem a você.

Eles vêm ao mundo por meio de você; você foi um canal de passagem, mas eles não pertencem a você. Eles não são suas posses. Com essa ideia de possessividade, muitos erros aparecem.

Quando começa a achar que eles pertencem a você, acaba reduzindo-os a objectos, porque somente os objectos podem ser possuídos, não seres humanos. É o ato mais feio que você pode cometer.

E seus filhos são tão impotentes, tão dependentes, que não podem se rebelar. Eles aceitam toda as suas decisões.

(...)

Todas as crianças nascem como uma folha em branco, um quadro vazio. Nada está escrito nelas... inocência pura.

A primeira coisa a ser lembrada é: não reduza a criança a um objecto, não se esforce para isso.

Dê individualidade a ela, não imponha uma personalidade a ela. A individualidade, ela traz consigo; a personalidade é imposta pelos pais, pela sociedade, pelo sistema educacional, pela igreja. Se você entender, não vai impor nada a seu filho, vai ajudar seu filho a ser ele mesmo.

Certamente isso é difícil. É por isso que todas as sociedades, de todas as épocas, escolheram o caminho simples: é mais simples impor alguma coisa à criança. Então ela se torna obediente, não se torna rebelde. Não causa a você problema algum, não se torna uma irritação.

Mas se você der a ela total liberdade e ajudá-la a ser livre e individual, ela poderá lhe trazer uma série de problemas. As pessoas decidiram destruir a criança em vez de aceitar os problemas.

Se você tem tanto medo de problemas, é melhor não ter um filho. Mas dar vida a uma criança e depois destruí-la só para não ter problemas é muito desumano.

As crianças são a classe de pessoas mais escravizadas da sociedade humana, as mais exploradas — e exploradas "para seu próprio bem".

Osho, em "Educando a Criança de Hoje"

1 comentário:

  1. Obrigada Cristina por a tua partilha.

    Adoro os artigos do Osho porque só revelam a verdade que tanto queremos encontrar.

    Por acaso é dos livros que mais gostava de ler dele, era esse!! Mas vai chegar o dia, só tenho que esperar por o momento certo.

    É verdade que muitas vezes os pais querem moldar os filhos, estão sempre com a esperança que eles possam ser aquilo que eles tanto sonharam. Mas esquecem-se que eles também sonham, também criam algo para o futuro deles. Temos que ajuda-los a escolher sozinhos o seu proprio caminho mesmo que tenhamos medo que eles se percam ou tropecem, mas é assim a vida, uma descoberta.
    Estamos aqui para viver alegremente e celebrar a nossa existência eternamente!!
    Beijinhos de Luz

    ResponderEliminar